sábado, abril 29, 2006

“Dar a volta à coisa!”




Na Revista CERTA vem um artigo interessante: À mesa Verdades e Mentiras. Pode também dar azo a outras interpretações; trata-se de “Dar a volta à coisa!”

O que comemos (e o que damos a comer!), e a forma como o fazemos (sem duvida), é uma questão que está longe de reunir consenso (não percebo porquê…cada um sabe de si). Bem, vamos por partes:

a) A carne vermelha é dispensável. FALSO. É muito importante que faça parte da dieta alimentar, de preferência por inteiro, aos empurrões suaves ou com força (si cariño, damo-lo mas fuerte, si!). Faz perder muitas calorias e transpirar até mais não, humidades fora (e dentro).

b) É mais saudável o pão branco. Verdadeiro. (dizem eles!), porque eu não sou esquisito, mas cada um sabe de si. Branca, preta, mulata, com penas na cabeça e vestida com pele de leopardo morto à estalada…venha quem vier por bem (oooh, e se for boa que venha, oooh que venha), que tenha fibra para contribuir para uma maior saciedade e melhor funcionamento dos intestinos (?!?!?! Para quem gosta, apenas!).

c) Banana. Sim ou não? Claro que sim! Não há visão mais bela que uma boa banana no seu esplendor de firmeza e riqueza em potássio e vitaminas C e B6, rapidamente convertidas pelo organismo em energia. E ENERGIA É O QUE A MALTA PRECISA! Existe o mito de que não deve de ser comida (e dada a comer) à noite (disparate!); a saciedade que proporciona é deveras gratificante.

d) O chá possui bons antioxidantes. E as ervilhas são boas para a tosse! Pois por mais verdadeiro que seja, prefiro oferecer à minha companheira algo com mais “power” – uma ginjinha para aquecer, um whisky para acalmar, uma cervejita para preparar o terreno, não quero saber dos flavonóides do chá nem nada disso. Não quero os radicais livres neutralizados, ainda para mais porque os vai-e-vem contínuos também ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares, dilatando as veias. Toma!

e) Espinafres são a maior fonte de ferro. Falso. Claro que é falso! NABO é o que a gente tem e dá de boa vontade, é duro como o aço e verga mas não quebra!

f) Os suplementos não substituem a fruta e os legumes. É verdade mas ajudam a “dar o litro” na hora da “fruta” ir ao “legume”! Eheheheheh…

g) A toranja ajuda a queimar gorduras e a perder peso. Falso, mas quem é que quer saber disso para alguma coisa, pá?

h) Comer depois das 20 horas engorda. (!!???!!???) …é preciso dizer que é falso? Logo à noite… pois! Se não resistir a comer (ou dar de comer), antes do jantar, não faz mal. Faça-o antes e/ou depois, de manhã à noite de seguida ou com pausas, dê-lhe é com gana.

i) A gelatina é boa para a dieta. Verdadeiro, claro! Se não estivermos com um esqueleto, há sempre alguma porção de carne que se move, treme, agita que chama pelo nosso toque, carícia, beijo molhado, carícia (estou a repetir-me mas o que é que isso importa???).

j) A melancia é indigesta. Falso. As fibras da polpa aumentam os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. (?!?!?!?!) …mais uma vez, para quem gosta…porquê protestar?


É sempre necessário não esquecer que acima de tudo, as novas gerações de Portugal, nascem do tomatal.

Sem comentários: