segunda-feira, março 01, 2010

25-02-2010 Variações? Nãããã...Adaptações, sim!

...(nota de cabeçalho: a foto é apenas ilustrativa do desespero de (mais uma possivel) vitória minha ao Scrabble!)

A Ana está a ficar rabugenta (ironia Parte 1).
Durante o pouco tempo de viagem em que eu levava a Ana ao emprego, ia quase sempre a "mandar vir" com alguém com a particularidade de o conseguir fazer o mais confortável possivel no banco do passageiro, cabeça encostada para trás e de olhos fechados (porque o sonito ainda se fazia sentir). Às vezes digo algo acerca da manobra de um tipo, do estilo de uma frase de quatro palavras e era o suficiente e funcionava como motor de arranque para uma dissertação de um ou dois minutos. O sono ou uma noite mal dormida ou então, se aquilo não fôr da gravidez, será das companhias com que ela anda... um rabugento qualquer, sei lá...! (ironia Parte 2)

Mas se há hábitos que se adquirem, outros são difíceis de perder ou apenas se adaptam às circunstâncias; aqui à dias, fizemos uma variação nos jogos de depois do jantar. Perguntei se ela queria jogar às palavras (cidades, países, flores, marcas, etc) porque me lembrei que jogava a isso com a minha irmã e uma amiga quando era puto e para dar uma hipótese à Ana de ganhar qualquer coisita após a minha recente vitória (será sempre a bela vitória mesmo que passem 2 anos). Sinto que com a minha estratégia me posso considerar um mercenário do Scrabble, daqueles que vivem sozinhos na floresta, sem luxos, lavando-se quando chove, alimentando-se da natureza e limpando o rabo a ela.
- Aaaaahhh... Macho!

Mas do Scrabble ao jogo das palavras pouco mudou, apenas uma adaptação da vontade de colocar palavras que só existem no seu dicionário, para o terrivel e inexistente sentido de orientação, fisico e mental. Exemplo? Concerteza:
- Estrasburgo é capital, não é?
- Na tua Wikipédia é capaz de ser mas lamentavelmente...não, não é!

No entanto, um facto muito agradável é o de se passar um fim de serão divertido a rir e aprendendo palavras novas no Scrabble e a reordenar o nosso mapa mental das cidades e capitais do mundo. Engraçado foi notar que das palavras que colocava em "marcas", 7 palavras em 10 tinham a ver com comida...!

O fim foi o que previa: ela ganhou mas pelo menos durante uns dias parou de pensar nas desforra que reclamava à três dias. Mas foi sol de pouca dura porque jogámos novamente ao Scrabble e desta vez (?!?!) eu não ganhei; mas aprendi uma ou duas palavras novas!

P.S.: A bem ver, é melhor eu não fazer muito esforço para lhe ganhar, não lhe vão rebentar as águas ou acontecer um parto prematuro!!!

Sem comentários: