quinta-feira, janeiro 28, 2010

Vómitos ... uma realidade (gaita...!)


Uma situação irónica foi quando a Ana começou a tomar o Nausefe para os enjôos; só depois de algumas tomas é que lemos a literatura porque ela sentia na mesma os enjôos e sonolência.
O sono para ela estava a ser fora do normal, isto numa pessoa que por volta das 21 horas já estava no sofá a ver televisão com um olho aberto e outro fechado. Ela recusa-se liminarmente a ir para a cama porque prefere estar ao pé de mim onde eu estiver, na sala ou no quarto do Gabriel ao computador.
A Ana já era assim antes da gravidez, com sono por volta das nove da noite, o que causava algumas "desconversas" tudo porque eu só consigo ir para a cama quando estiver mesmo com sono, com investidas brutais da Joana Pestana (versão feminina do João Pestana), ou quando estou muito cansado, e para mim ver tv na cama é sempre em último caso.

Quando começaram os enjôos não foi preciso muito tempo para virem os vómitos. O medicamento que tomava deixou-nos sem palavras dado que na literatura indicava como consequências, sono e enjôos! Ora, a Ana passou a sentir sono o dia todo e a não conseguir manter comida no estômago logo pela manhã.

Nalgumas manhãs, tive de a levar ao trabalho de carro para ela não chegar atrasada, poupando-lhe uma viagem de comboio de 45 minutos, Amadora - Alverca, quando se sentia mal. Ouve vezes em que me senti extremamente mal comigo próprio quando lhe perguntava se queria levar isto ou aquilo de comida com ela.
Estive proibido de mencionar todos os tipos de comida.
Uma vez de manhã, ela conseguiu comer e aguentar uma tigela de leite com cereais até ao momento em que eu lhe perguntei se queria levar um pacote das batatas fritas preferidas Camponesa; reacção ainda mais rápida que laxante só que ao contrário, resultou em vómito directo para o lava-loiça, respiração ofegante do esforço, braços pendentes e olhar incrédulo na minha direcção. Só me apetecia enfiar a cabeça num buraco e tê-lo-ia feito não fosse a dor de cabeça com que ficaria de tanto bater com a cabeça no mosaico da cozinha.

Agora estamos de 6 meses e felizmente a situação é outra; apenas uma constipação que tarda a ir embora. mas antes, cada vomitar era acompanhado por faltas de ar pelo esforço causado, dores de costas e mau-estar, claro. A tensão baixa não ajuda muito.

Vómitos (perda de força / energia) + faltas de ar = cansaço / desfalecimento = Urgência do Hospital.
Foram alturas muito complicadas e assustadoras.

Sem comentários: