terça-feira, março 14, 2006

A Hora dos Licenciados? E os outros???

Resposta à PT, GALP e Michael Page ...(e a quem mais pensa que só alguns interessam!)



É um facto. De há três anos para cá que se verifica a procura por parte das empresas de recém-licenciados, quando o que acontecia era o contrário. Ao sair das universidades tinham de se contentar com "quase" o que lhes aparecesse à frente; os escolhidos eram os "experientes", se assim se pode dizer - pessoas já com provas dadas a nível profissional conscientes do que fazer e como fazer conforme as situações, porque cada caso é um caso.
Agora a verdade é outra.
As empresas querem sangue novo e, como diz o artigo, novos talentos capazes de mais facilmente se moldarem à cultura da empresa, um "refreshing de informação" e "refreshing de estruturas", citando o sr. Luis Moura (PT) e sra Rita Macedo (GALP). O que é mais importante para as empresas é o facto de ter recém-licenciados a estagiar ou pertencentes ao quadro - é um factor prestigiante, sem dúvida.

O que há contra os licenciados é a falta de experiência - a não ser que se trate de algo do tipo técnico-profissional, têm o mesmo grau de dificuldade de um não-licenciado. De resto, o que aprenderam na universidade não se aplicará totalmente, ou de maneira nenhuma, à Realidade "cá de fora". Os ensinamentos quando comparados às situações que se lhes irão deparar, terão de ser postos de parte, porque não há disciplina alguma que consiga transmitir a realidade do momento; situações que geram outras completamente diferentes, e "lá se vai o que aprendi"!
Há uma maneira geral de pensar de que os licenciados podem trazer "ideias novas e estarem mais motivados" (Sónia Silva, Select Vedior), e que terão mais "dever de responsabilidade, lealdade e dedicação" (Paulo Canoa, Adecco). É a Corrida ao Licenciado, e "ai de quem" se atrasar - ou apanhar com o licenciado "errado"!
Coitados dos outros, os não licenciados, portadores da "terrivel doença" da experiência e anos de contacto com a Realidade, "cá de fora"!

E agora, o que se há-de fazer com os muitos (outros) que se encontram à procura de melhorar a sua vida, tal como os licenciados aliás? Que estão desempregados ou à procura de melhor.
Esses também são capazes de ideias novas, dedicação, e principalmente e facilmente, vão ao encontro das necessidades das empresas onde trabalham e dos seus clientes; porque já sabem como se adaptar às situações que surjam pela frente...têm a experiência que os auxilia! E também têm outra coisa: capacidade de aprendizagem. Estamos sempre a aprender!

Não se entenda que o acima descrito, é um sentimento Contra-Licenciados, de maneira nenhuma, nem tão pouco que era preferivel a situação de há 3 anos antes! Aliás, preferivel seria toda a gente ter emprego, lógico!

O que não há é equilibrio! Ora prefere-se uns, ora outros.

Devia-se aplicar nas altas esferas da gerência e gestão das empresas, o mesmo que se aplica nas, não menos importantes e mais pequenas esferas, mais abaixo: "se não trabalhas como deve de ser, vais embora"! Assiste-se a uma falta de respeito para com as esferas pequenas, gerindo "mal e porcamente", quando todos deviam de trabalhar para o mesmo objectivo.
É esta a Realidade "cá de fora" para a qual já estamos preparados. Sim, eu sou um dos não licenciados! Estou desempregado, graças à falta de jeito do gestor a empresa onde estava; trabalhei onde gostava e onde gostava menos; fui vítima da realidade da gestão de "meia-tigela" e falta de ordenado. Procuro algo melhor e vejo que tenho as entradas tapadas pela procura desenfreada de licenciados. Faço parte daqueles que ainda têm algo para dar.

No fim do ano passado, no baile de Finalistas da minha namorada aquando do brinde, virei-me para eles empunhando a minha taça e disse-lhes: "Bem vindos ao mundo do trabalho". Sabia que quando confrontados com a Realidade, iriam franzir o sobrolho. Ainda trabalhava na altura, e o que disse foi como que um reflexo às atitudes que demonstravam. Mais tarde verificou-se que a "pêra não é assim tão doce"!
Mas uma pêra doce não é, concerteza uma pêra verde, ainda bem agarradinha ao ramo, acabadinha de brotar!

A Realidade "cá de fora" é lixada!

Sem comentários: