sábado, fevereiro 14, 2009

O Futuro precisa de realidades...














...sem Utopia.


Já existe a algum tempo mas é a ficção tornada realidade. Um capricho real. Para quem quiser sair de carro e ir dar um mergulho, pode fazê-lo sem sair de dentro dele - carroçaria do Lotus Elise, o Squba é a invenção da Rinspeed, teimosia do proprietário Frank que queria um carro que desse para fazer mergulho.

A tecnologia o permitiu e apesar de ser utópico passar à produção, a não ser que seja um multimilionário excêntrico a fazer uma encomenda, isso será sempre possivel.

São ideias destas que quando surgem nos indicam que muita coisa é possivel.



Agora, a Toshiba vai juntar-se à VolksWagen para criar uma tecnologia limpa, adaptável a um automóvel, acessível no dia-a-dia. Nunca é tarde e a realidade a isso obriga.
Mesmo que (ainda) não seja possivel num veículo destes, uma viagem de ponta-a-ponta do país, o que é preciso é começar.
Começar e que tal apoiar os construtores pequenos, capazes de resultados tão ou melhores que as grandes indústrias - temos inventores portugueses, grandes mentes que sem apoios, apenas podem almejar construir um protótipo para aparecer na televisão e mais nada. Patentes, peças, tudo isto custa dinheiro.
Nas nossas Universidades e Institutos de engenharia há ideias que precisam de apoio. As participações em eventos como o da SHELL, para veículos a energia solar ou que só possam consumir 1 litro de combústivel e tentem percorrer a maior distância possivel, são bons para demonstrar e testar os inventos. Daí à produção...
Só há a ganhar se houver uma aposta, utilizando uma frase de à alguns anos, no que é Nacional. porque somos capazes. E é bom.
P.S.: um dia destes irei experimentar o veículo eléctrico da Microcar, a baterias de lítio que vi na Nauticampo.


Sem comentários: