sábado, fevereiro 18, 2006

As caricaturas de Maomé



O Direito à Liberdade de Expressão é um direito que muito custou a adquirir e como algo de valor, é necessário preservar. O indivíduo é livre de se expressar sobre o que e quem quiser; se está contra uma decisão ou regra é livre de o dizer, sem perigo de represálias.
Contudo, na minha opinião, o facto de ser possivel nos exprimir-mos sem opressões, não pode estar disassociado de outra coisa também muito importante: o Respeito.

Difamar, caluniar, fazer pouco - gozar!
Não é à toa que o povo diz: "o respeito é muito bonito!"

O que aconteceu com a publicação das caricaturas de Maomé, foi uma falta de respeito. Seria o mesmo se fosse ao contrário (como aliás já se começou a verificar), com os muçulmanos a fazerem pouco de Jesus Cristo, do Cristianismo. "Amor com amor se paga!" O mundo católico não gosta e algumas vozes se irão concerteza elevar em defesa dos ideais - "é uma falta de respeito!"
Pode-se dizer que já há (desde há muito tempo), anedotas com o S.Pedro ou Jesus Cristo e que nem sequer houve a celeuma que agora se vê. Porque, perguntam? Culturas diferentes, é a minha resposta!

Diferentes culturas, diferentes crenças, diferentes maneiras de vêr as coisas. Veja-se, p.e. as diferentes visões que há da Biblía, gerando imúmeras seitas religiosas. No que às culturas diz respeito, os asiáticos têm Buda, os muçulmandos Maomé, uns adoram bodes outros vacas. São interpretações, são opções, são crenças, seja o que fôr...nem sempre se aceita mas respeita-se!

É o que nos separa dos fanáticos religiosos, dos que se julgam melhores que nós e que para reforçar o escárnio, gozam com os outros. Os que "praticam" o fanatismo religioso justificam as suas acções na crença, e todos sabemos que acções é que me refiro!


Culturas, Crenças, Pessoas.
A convivência só é possivel com o Respeito pelo outro.

Sem comentários: