quarta-feira, agosto 29, 2007

Vaticano rumo aos céus


Até me custa a acreditar mas não preciso de ver para crer como S. Tomé ou neste caso, voar para crer; bastou-me ler no jornal Correio da Manhã (28/08/2007):

- O Vaticano inaugurou um serviço aéreo de vôos charter a baixo custo para os peregrinos italianos voarem até locais considerados sagrados pela Igreja Católica. No início, Fátima fica de fora do rol de santuários sagrados que contempla a França, Polónia, Espanha não esquecendo o Médio Oriente.
A companhia aérea já presta serviços para os correios italianos e vai operar com dois aviões pintados com as cores do Vaticano: amarelo e branco. No interior existem toalhetes na cabeceira dos bancos com a inscrição: “Eu busco a Sua imagem, Senhor”.
As expectativas são de 150 mil peregrinos (clientes), no primeiro ano.

O que a noticia não divulga são:
· O preço dos bilhetes;
· Se haverá sorteios nas dioceses, paróquias ou igrejas, de viagens para os paroquianos mais assíduos aos Domingos;
· Se será para quem pagar mais (p.e. como forma de pagar pelos pecados (bilhete 1ª classe = indulgência // bilhete 2ª classe = 10 Padres Nossos e 20 Avés Maria);
· Se haverá 1ª classe, com noviças-hospedeiras a atender as necessidades dos peregrinos e;
· … A haver 2ª classe ou Económica, se serão Madres-Superioras a colocar os peregrinos na linha, perdão…no lugar certo.
O Vaticano no seu melhor. Se com isto acham que atingem mais facilmente o Paraiso...duvido! Que interesses estarão por detrás desta e de outras decisões estapafúrdias (ver texto Vaticano pondera equipa de futebol)? O dinheiro que se gasta desmesuradamente em nome da Cristandade e nada pela ou para a Cristandade é algo de brutal.
Não seria melhor com o dinheiro que se vai gastar (e com o que se já tem!), ajudar os pobres, os sem-abrigo, os desalojados, necessitados pelo mundo fora?
É só uma ideia!

Sem comentários: